CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Departamento de Oftalmologia
da Associação Médica Brasileira
Busca

Notícias

Nota de Falecimento
25/10/2013

O ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (gestão 1973/75), Leiria de Andrade Júnior, acaba de falecer na madrugada de 25 de outubro.
Leiria de Andrade Júnior diplomou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco em 1954. Trabalhou na UFPE como assistente de Clóvis Paiva e fez o curso de pós-graduação em Oftalmologia no Hospital São Geraldo da Universidade Federal de Minas Gerais com Hilton Rocha.

Retornou a Fortaleza em 1957, prestou concurso junto à Universidade Federal do Ceará assumindo de imediato a cátedra e a chefia da Cadeira de Oftalmologia.

Em 1968, fundou a Clínica de Olhos Leiria de Andrade. Em 1971, foi escolhido para ser o relator do Tema Oficial do XVI Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Foi presidente do CBO e do XV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado em Fortaleza.

Em 1974, criou a Fundação Leiria de Andrade, entidade beneficente destinada a promover a educação de Pós-Graduação em Oftalmologia.
Também foi fundador e primeiro presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia e da Sociedade Norte Nordeste de Oftalmologia.