Estatuto
  Diretoria
  Comissões
  Campanhas Sociais
  Ed. Continuada
  Especialização
  Financiamento BB
  Sites das Soc. Filiadas
  Oftalmo. na Internet
  Envio de Artigos ABO
  Rel. das Soc. Filiadas
  Título Especialista
  Artigos
  Acomp. Legislativo
  Projetos de Lei
  CID
  Legislação
  Código de Ética
  AMB e Federadas
  Sociedades
  Olho humano
  Doenças
  Vícios de refração
  Dúvidas
 
 
«« Acesse o menu por aqui.      |      Ou acesse por aqui.»»
 

Doenças - Catarata

É o processo de opacificação do cristalino, lente natural do olho, normalmente incolor e transparente, que tem como objetivo focalizar os objetos que enxergamos. A catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo.

Causas
A catarata pode surgir por: senilidade, problemas congênitos, traumatismo, defeitos metabólicos ou uso de medicamentos.

Senilidade
Prob. Congênitos
Traumatismo
Def. Metabólicos
Uso de Medic.
é a causa mais comum para o aparecimento da catarata, relacionada a idade, ocorre, em geral, após os 60 anos. a criança nasce portadora da doença devido a infecções intra-uterinas ou má formação do globo ocular. após um acidente ocular, mesmo que não haja perfuração do olho, o trauma pode provocar a opacificação do cristalino. pode ser provocada pela diabetes, levando a uma perda visual mais rápida que em relação à catarata senil. como o corticóide, por longos períodos, pode ocasionar catarata.
 
Sintomas
Os primeiros sintomas são as flutuações da visão, que se torna mais embaçada em determinados momentos. A visão começa a piorar gradualmente. Objetos podem aparecer amarelados, embaçados ou distorcidos. O dia parece estar enfumaçado. Outros sintomas comuns são: halos ao redor das luzes à noite, aumento da miopia, visão dupla ou sombras na visão. Em casos avançados, a catarata pode ser vista no centro da pupila como uma mancha branca ou amarelada.
 
Tratamentos
O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, que se subdivide em: extração extracapsular e facoemulsificação, ambos com implante intra-ocular de lente. Apenas em raras exceções as lentes não podem ser implantadas, como nos casos de doenças oculares graves associadas.
- Extração Extracapsular: Neste procedimento o cirurgião faz uma grande incisão no limbo corneano para remover a cápsula anterior, retirar o cristalino e substituí-lo pela lente.
- Facoemulsificação: é a técnica cirúrgica mais avançada para a correção de catarata. É feita uma pequena abertura na córnea, através da qual a catarata é emulsificada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular para compensar o grau do cristalino normal.
 
Busca

Método

Onde Procurar
Resultados

Informações
Confira